Rua Melvin Jones, 389 - Jardim Atlântico - Florianópolis/SC. - CEP: 88.095-400 - Fone/Fax: (48) 3244-2975 - Horário das aulas: Matutino: 7:45h às 11:45h - Vespertino: 13:15h às 17:15h

segunda-feira, 13 de junho de 2011

QUAL FOLHA VOCÊ PREFERE?PDFImprimirE-mail
Escrito por Helinton Kachinsky
Sáb, 11 de Junho de 2011 22:21
Neste artigo eu venho fazer uma reflexão com todos: qual das folhas abaixo você prefere?
Folha A:

10-a_spiso

Folha B:
10-a_cpiso

A folha A está configurada de acordo com a tabela salarial proposta pelo governo nesta segunda com o corte das gratificações, onde para os administrativos ficaria em 15% de acordo com o item A do documento entregue pelo governo ao SINTE. E a folha B está configurada de acordo com a tabela do MEC proposta pelo SINTE ao governo, contando a incorporação total que ocorreria em dezembro deste ano e sem perdas nas gratificações de carreira. Ambas as folhas foram calculadas sem triênios e desconto de plano de saúde, uma vez que estes são itens particulares.

Vamos ser sinceros: a folha B até parece um sonho, algo meio "ilusório", não é mesmo? Pois bem, esta é a folha que a Lei está te garantindo! Aquela valorização tão pregada nos palanques de campanha está ali - mesmo que ainda seja, em comparação com outros órgãos, algo não tão à altura de quem forma a elite pensante da sociedade.

Esta sensação de algo ilusório é normal, pois estamos historicamente acostumados a migalhas, pois temos órgãos que pagam mais do que isso a pessoas com nível médio de formação, então porque os profissionais da educação com pós-graduação não podem receber cerca de 3 mil reais? A Lei do Piso implantada na carreira nos garante isso!

Obviamente que esta virada nos salários do Magistério causará certo impacto nos cofres, porém é importante a conscientização de que verba para isso existe - inclusive deputados e pessoas ligadas ao governo já admitiram haver fundos. É muito simples o governo que desviou a finalidade do NOSSO FUNDEB meter a cara na mídia e dizer que é impossível o governo aplicar a lei na carreira, que "não tem verba para isso". Os órgãos considerados mais 'ricos' do governo - ALESC, TJ, TCE e Min. Público - são os órgãos que, segundo publicações, vem recebendo a nossa verba. Enquanto nós trabalhamos a preço de banana, temos pessoas que trabalharam na ALESC por uma semana e depois de aposentaram por "invalidez" com contracheques de cerca de R$ 22.000,00! Eu pergunto: você quer continuar sendo conivente com isso?

Estas são apenas algumas das razões que aquela multidão de profissionais da educação saíram as ruas em Florianópolis na quinta (09). Cruzar os braços das nossas tarefas e protestar pedindo uma solução urgente é o mínimo que nós enquanto cidadãos honestos da sociedade temos que fazer. Não é hora de pensar individualmente no estilo: "tenho contas a pagar", "todo meu trabalho ficará atrasado", etc... TODOS temos tudo isso! Se hoje o governo ameaça descontar, amanhã ele terá que pagar para que façamos a reposição, pois do contrário como explicará aos pais que os alunos não tiveram em Santa Catarina os 200 dias letivos previstos na LDB? É preferível ficar um mês sem pagamento e depois repor do que o resto da carreira com a folha A.

Pedimos encarecidamente àqueles que ainda não aderiram ao movimento: venham com a gente, principalmente os Assistentes de Educação! Esta não é uma greve politiqueira, é uma greve pelo magistério, um movimento nunca antes visto no Estado. Coloquem a mão na consciência e façam parte deste movimento que tem tudo para ficar na história da Educação de Santa Catarina com a nossa vitória se todos se unirem.

Ou todos aderimos a esta batalha ou ficamos com a folha A até nos aposentarmos (se é que conseguiremos nos aposentar um dia). É a sua postura perante este movimento que decidirá a folha que teremos! Pense nisso...

Postado por Rita Amaro www.assistentesdeeduacação.net

2 comentários:

  1. Tem que ser pago o que é justo e correto para quem estudou, se especializou e tem anos de carreira no Magistério Estadual.
    Que vença a tabela B!

    ResponderExcluir
  2. Falando em "postura" Rita, tem gente que ainda não saiu do "ninho"! Aliás acho que vai apodrecer nesse ninho! Brincadeiras à parte, mas não entendo onde "entra" a seriedade deste povo acomodado! Com certeza "boiando" como a maré mandar! Um grande abraço e... que mereça respeito a tabela "B"!

    ResponderExcluir