Rua Melvin Jones, 389 - Jardim Atlântico - Florianópolis/SC. - CEP: 88.095-400 - Fone/Fax: (48) 3244-2975 - Horário das aulas: Matutino: 7:45h às 11:45h - Vespertino: 13:15h às 17:15h

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Primeira reunião da equipe TIC's

No dia 20 de abril aconteceu a primeira reunião da equipe TIC's na escola (depois teremos que rebatizar esta equipe!!!) na sala informatizada da escola. Participaram da reunião: Denise (Assistente-técnico pedagógico da EEB Rosa Torres de Miranda), Juliana (Assistente-técnico pedagógico da EEB Ivo Silveira, no município da Palhoça), Diogo (professor da sala informatizada), Hudson (ex-professor e pai de aluna), além da aluna da 8ª série Beatriz, e dos alunos Wellington da 7ª série, Vynicius e Leonardo, da 5ª série.

Foi socializada por mim (Denise) e pela Juliana (colega de pós-graduação da Escola de Gestores da UFSC), a intenção de realizar um Projeto de Intervenção na escola. O objetivo do projeto é pesquisar, discutir e aplicar as novas tecnologias de comunicação e informação, as chamadas TIC's, como ferramentas facilitadoras da comunicação entre alunos, pais, professores, funcionários, direção, entidades representativas (APP e Conselho Deliberativo), e comunidade em geral. Acrediamos que a comunicação pode favorecer a participação de todos em relação ao que acontece na escola, e é um aspecto muito importante para o fortalecimento da gestão democrática.

A idéia inicial da intervenção é a publicação de um site, com finalidade institucional, ou seja, divulgar informações importantes sobre a organização e sobre as diretrizes da escola. Hudson apresentou alguns procedimentos técnicos necessários para a elaboração e a publicação de um site. Diogo apresentou as vantagens do blog, como a facilidade em relação à atualização e manutenção. Aproveitamos também para pesquisar sites e blogs de outras escolas para investigarmos as possibilidades.

Por ser uma ferramenta mais acessível, decidimos inicialmente trabalharmos no blog, que terá diversas finalidades: a primeira é discutir sobre as possibilidades das TIC's na escola, tanto como instrumento que contribui para o processo de ensino-aprendizagem, quanto na melhoria da comunicação na escola. Outro objetivo é o mesmo que pretendíamos para o site: divulgar o que acontece de bom na escola para melhorar a sua imagem perante toda a comunidade, e aumentar a auto-estima dos alunos, professores e funcionários; além de informar sobre a organização e a diretrizes da instituição. Mais uma finalidade é que o blog funcione como espaço interativo para os alunos e alunas do Rosa Torres, por isso, decidimos que todos na equipe seriam colaboradores.
Vamos acompanhar este processo, tenho certeza que será muito interessante e proveitoso para todos!
Denise R. F. Scheid

Nenhum comentário:

Postar um comentário