Rua Melvin Jones, 389 - Jardim Atlântico - Florianópolis/SC. - CEP: 88.095-400 - Fone/Fax: (48) 3244-2975 - Horário das aulas: Matutino: 7:45h às 11:45h - Vespertino: 13:15h às 17:15h

quarta-feira, 21 de abril de 2010

As TIC's na escola

As novas tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Segundo os resultados da 5ª Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil , o acesso à internet nos lares brasileiros bateu recorde em 2009, com 27% conectados à rede mundial de computadores, contra os 20 % registrados em 2008. (Conheça mais detalhes da pesquisa em www.cetic.br)
Além do acesso residencial, muitos utilizam a internet em função da expasão das Lan Houses, ou ainda, através dos programas de inclusão digital financiados pelo poder público. É o caso do Proinfo, que atende as escolas públicas brasileiras, incluindo a EEB Rosa Torres de Miranda (saiba mais sobre o Proinfo e outros programas de inclusão digital no site
www.inclusaodigital.gov.br).
Somando todas as formas de acesso, o total de usuários da internet no Brasil chega a 56 milhões segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).De acordo com o levantamento, adolescentes entre 15 e 17 anos representam 62,9% do total de usuários brasileiros.
A escola, enquanto local de formação cidadã, não pode ficar fora desta realidade. As tecnologias de informação e comumicação, as chamadas TIC's, estabelecem novas formas de relacionamento entre as pessoas, e também novas possibilidades de interação com o conhecimento. Este blog significa o início de um movimento de utilização das TIC's no cotidiano escolar. A idéia é utilizá-lo como ferramenta de comunicação e integração entre os diversos segmentos da escola: professores, alunos, pais e comunidade em geral.
Participe! Registre sua opinião! Dê sugestões de assuntos que podem ser discutidos neste espaço!
Denise R. F. Scheid

Um comentário: