Este blog foi criado para divulgar eventos, recados e notícias diversas da EEB Rosa Torres de Miranda. Esperamos que funcione como uma ferramenta de interação entre professores, funcionários, alunos, familiares e comunidade em geral.
Rua Melvin Jones, 389 - Jardim Atlântico - Florianópolis/SC. - CEP: 88.095-400 - Fone/Fax: (48) 3244-2975 - Horário das aulas: Matutino: 7:45h às 11:45h - Vespertino: 13:15h às 17:15h
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Fotos do Dia D
Fotos enviadas por Rita, Iara, e também do blog http://educacaoemgreve.wordpress.com/
Queria ter estado lá... Pelas fotos foi bem bacana, muita gente da escola compareceu... Valeu!!!
PROGRAMAÇÃO DA GREVE - 31/05
Professora expõe seu salário em relato dramático...
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Mais um blog falando a respeito da greve
quinta-feira, 26 de maio de 2011
CONVITE PARA O DIA D
- 15h : Presença de Amanda Gurgel (Professora do Rio Grande do Norte).
- 18h : Ato das luzes saindo da praça Tancredo Neves e com encerramento no TICEN (todos com roupas brancas e velas).
Mais um desabafo...
Gostaria de informar pra vocês algumas coisas que, que eu tenha visto, não foram divulgadas na mídia e são, nada mais nada menos, do que a realidade dos profissionais da educação em Santa Catarina.
Em primeiro lugar (e isso sim, já bastante divulgado) é uma grande contradição que o profissional da educação que é graduado, pós-graduado ou com qualquer outra titulação tenha um salário similar aos que tem apenas o magistério (nível segundo grau). Vamos ao exemplo: uma professora pós-graduada está em sala de aula e tem duas estagiárias trabalhando com ela. Quem prepara a aula, corrige trabalhos e, de fato, ensina, é a professora. Mais do que isso, ela tem a incrível missão de formar estes novos professores, ensinando as posturas de sala de aula. No entanto, segundo o projeto de lei apresentado pelo governo do estado, eles teriam o mesmo salário ou com uma diferença que não paga a alimentação de todos os dias.
E falando em alimentação, pouca gente sabe mas, desde que foi implementado, o vale alimentação para os professores estaduais não teve NENHUM reajuste. Isso quer dizer que os professores ganham R$ 6,00 diários. Entre si, eles chamam este grande benefício de vale-coxinha. Há professores, por exemplo, que trabalham 60 horas (de manhã, de tarde e a noite) e passam o dia se alimentando com este valor. E, claro, não podem comer a merenda escolar. Ela vai pro lixo, mas não pode ser tocada pelos professores.Como se não bastasse, em dias de atestado médico ou de licença, este valor não é pago.
Outra das boas curiosidades é que os professores daquele que já foi o maior colégio público de Santa Catarina, o Pedro II, precisam levar café e açúcar, caso queiram tomar o café. Imaginem vocês chegando ao jornal com um rolo de papel higiênico na bolsa porque o jornal não oferece. É o que acontece, literalmente. A direção da escola tem feito rifas para fazer os reparos necessários na escola. Esmolam doações para estas rifas. Se vocês entrarem na escola, verão ares-condicionados ‘gentilmente’ enviados pelo Governo Estadual nas caixas, porque a escola não tem estrutura elétrica para a instalação e muito menos dinheiro para reparos.
Outra Lei que está sendo descumprida é a dos ACTS (Contratados em caráter temporário) não devem responder por 40% do quadro de professores que o Governo precisa realizar um concurso público. No Estado, já passa de 50%. Para o Governo Estadual é excelente, já que os ACTS não tem plano de saúde e outros direitos concedidos aos professores efetivos. A nova ameaça é que os ACTS que estão em greve não serão contratados no próximo ano. No entanto, não há professores suficientes.
As licenças-prêmio são verdadeiros castigos. Segundo a lei, a cada cinco anos em sala de aula, os professores tem direito a três meses de licença como bonificação. A verdadeira bonificação é a fome, já que o vale alimentação desta época é cancelado. Além de outros benefícios. Reduz em cerca de 25% a remuneração. Pra quem já ganha pouco, 25% é um rombo – vocês já foram apenas jornalistas, sabem disso. É comum também o boicote a este benefício, já que o governo não tem professores para colocar em sala de aula. Por exemplo, conheço uma professora que está tentando tirar esta licença há DOIS ANOS. Ela soma TRÊS licenças acumuladas. E não pode tirar porque não há substitutos.
Enquanto a meta do Ministério da Educação para os próximos dez anos é tornar atrativa a carreira de professor, para atrair bons profissionais, em Santa Catarina esta é a realidade da educação.
Repito, não sou sindicalista nem tenho nenhum tipo de relação com o Sinte. Sou uma cidadã – por sorte ou azar, jornalista – que não se conforma com pessoas que não entendem e não valorizam a legitimidade dos protestos. Muita gente pensa que o problema é o salário, sem perceber que ele é apenas a ponta do iceberg.
Desculpem pelo desabafo. Tenho certeza que vocês saberão ouvir como bons profissionais que são. Qualquer coisa, me liguem a qualquer horário. Maria Melz.”
Pais, alunos e comunidade da EEB Rosa Torres de Miranda
ESCLARECIMENTO DOS PROFESSORES À SOCIEDADE CATARINENSE:
Atenciosamente,
Professores da Rede Pública de Educação - SINTE
SINTE
quarta-feira, 25 de maio de 2011
- Que gerações estamos formando com professores desmotivados e lutando pela sobrevivência? Acabam sendo desrespeitados pelos alunos que não os vêem como diferencial.
- Uma categoria como a dos professores merece sim atenção e empenho das autoridades responsáveis pelo segmento. Faz parte do alicerce da educação. Até quando serão desrespeitados?
Queima simbólica dos diplomas
Profissionais da Educação realizaram hoje à tarde a queima simbólica dos diplomas e certificados em protesto à Medida Provisória que desrepeita o Plano de Carreira da categoria. O Ato passou pela Assembléia Legislativa e depois seguiu em passeata até a Secretaria da Educação. Não podemos aceitar a proposta que não valoriza a formação continuada e a qualificação tão necessária para a qualidade da educação. O piso deve ser implementado respeitando o plano de carreira de forma integral, até lá, a greve continua...
Imagens copiadas de http://educacaoemgreve.wordpress.com/
Continuamos em em greve companheiros!!!
Assembléia Regional
A proposta apresentada pelo governo causou muita revolta dos trabalhadores em educação de São José e Florianópolis, constatada ontem na Assembléia Regional, seguida de passeata pelas ruas de São José. Nós da EEB Rosa Torres de Miranda (70% em greve) marcamos presença e iremos continuar firmes na luta! Amanhã (26/05) nos reuniremos na escola para debater novas ações e estratégias para fortalescer a greve. Pedimos o apoio também dos pais e alunos. Venham para a reunião! Participem dos atos públicos!
SINTE Regional de São José: PROFESSORES ATENÇÃO !
terça-feira, 24 de maio de 2011
Cresce a cobertura da greve nas mídias...
Hoje pela manhã, nossa greve foi para a pauta nacional do jornal matinal da Globo. E assim precisamos continuar lutando - aproveitando que a imprensa está nos dando espaço, e utilizando as redes sociais e espaços interativos na internet para marcar presença!
Abraço especial para os meus colegas que não estão com a identidade política perdida. Que acham que ainda vale a pena lutar por dignidade, cidadania, educação! Encontro com vocês na Assembléia daqui a pouco...
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Mais comentários sobre a greve
A GREVE CONTINUA...
Aproveito para divulgar a Assembléia seguida de passeata amanhã (24/05) no Centro Multiuso de São José a partir das 14h. Mais um blog com informações a respeito da greve: http://educacaoemgreve.wordpress.com/. A página de Moacir Pereira também está sendo constantemente atualizada - http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/?topo=67,2,18,,,67.
domingo, 22 de maio de 2011
Resposta de uma prof. a Revista Veja. Leiam e reflitam!!
Professora responde à REVISTA VEJA.... eu sugiro dar uma boa lida no texto, pois vale a pena! Boa leitura! Beijos/Ana
♥ Helaine Rezende ♥ |
sábado, 21 de maio de 2011
Mais notícias da greve
A REUNIÃO DO SINTE COM O GRUPO GESTOR DO GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA MUDOU DO CENTRO ADMINISTRATIVO PARA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
HORAS: 10 HORAS DA MANHÃ.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Rosa Torres continua em greve!!!
Secretaria da Educação ameaça grevistas, mas não nos intimidamos e continuamos na luta!!!
Aqui não tem greve de pijama! Mesmo em greve, estamos trabalhando muito pela conscientização de colegas, alunos e pais.
Se a nossa greve tiver força ela acaba logo, para o bem de todos!!!
Apóie a nossa causa!!!
Acompanhe todas as notícias das atividades de greve no blog da escola http://escolarosatorres.blogspot.com, no blog http://sintesaojose.blogspot.com, e também na página do Sinte - www.sinte-sc.org.br.
24/05/11 – Assembleia Regional de São José e Florianópolis às 14 horas, local CENTRO MULTIUSO São José/SC
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Greve!!!
ATIVIDADES DE GREVE


Cerca de 70% dos professores e funcionários da escola estão em greve, e assim irão se manter até a implementação do piso nacional dos trabalhadores da educação na rede estadual. Desde o início do movimento, a nossa escola sempre marcou presença nas Assembléias, atos públicos e passeatas. Mesmo em greve, estamos trabalhando pela conscientização de outros colegas, alunos e pais para que apóiem a nossa causa. Nossa luta é mais do que legítima! Sabemos que a greve causa transtornos para todos, mas precisamos de apoio de toda a sociedade que quer uma educação pública de qualidade. Informe-se sobre a greve aqui, no site do SINTE: www.sinte-sc.org.br, e também no blog do SINTE de São José: http://sintesaojose.blogspot.com/.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
AGORA É GREVE!!!!

O Governo Estadual e a Secretaria da Educação continuam com a postura de descaso com os profissionais da educação. Hoje era o prazo dado pelo SINTE para um posicionamento final em relação ao pagamento do piso nacional da categoria, e a resposta foi negativa... Não temos mais que aguardar, exigimos o cumprimento de uma lei promulgada em 2008, contestada judicialmente pelo governo, que perdeu a causa em 8 de abril, no Supremo Tribunal Federal.
Cansados de tanto desrespeito, votamos pela greve!
Se temos o dever de humanizar a sociedade através do conhecimento e dos valores de cidadania, precisamos de dignidade, precisamos de respeito!
Precisamos exigir isso da sociedade e principalmente dos governantes.
Estamos batalhando por nada mais do que nossos direitos, que se estendem ao direito de toda a população que merece uma educação pública de qualidade. A qualidade de vida do professor reflete diretamente na qualidade de seu trabalho como educador. Como ser bom educador se o salário não nos dá condições de comprarmos um livro, investirmos em cursos de formação, ou sequer nos alimentarmos direito? Ao mesmo tempo temos que trabalhar em salas de aula lotadas, cheias de alunos com dificuldades sociais e psicológicas...
Somos cobrados por muitos e temos o apoio de muito poucos...
Hoje os educadores da rede de ensino catarinense deram um exemplo de cidadania!