Rua Melvin Jones, 389 - Jardim Atlântico - Florianópolis/SC. - CEP: 88.095-400 - Fone/Fax: (48) 3244-2975 - Horário das aulas: Matutino: 7:45h às 11:45h - Vespertino: 13:15h às 17:15h

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CARTA ABERTA À SOCIEDADE

  No dia 25 de setembro de 2012, E.E.B. Rsa Torres de Miranda paralisou as aulas no período matutino, para reunir os professores a fim de discutir ações de prevenção à violência na escola. Defendemos a tolerância, o diálogo na resolução de conflitos, os valores éticos e a cultura da paz.

  Os professores da Escola Estadual Rosa Torres de Miranda, lutam por construir uma educação de qualidade, oferecendo o melhor de si, para que os educandos que aqui estudam possam receber um bom ensino, que garanta seus direitos de cidadãos qualificados e aptos para proseguirem no Ensino Médio e, posteriormente, o Ensino Superior com capacidade e eficiência, poder exercer uma profissão com dignidade e contribuir na construção de uma sociedade imbuída de valores humanos, capazes de fazer brotar a paz onde existe a guerra; o conhecimento onde existe a ignorância; a dignidade onde existe a sobrevivência; a riqueza onde existe a pobreza; a nobreza onde existe a presunção. 

   Nem todos sabem o quanto é importante a parceria efetiva das famílias com a escola na formação integral dos educandos, incluindo sentimento, pensamento e ação no processo formativo. O estímulo a motivação aos estudos, o exemplo de vida da família são valores potenciais que auxiliam na formação do caráter, da personalidade em seus aspectos: cognitivo, afetivo e conativo, visto que, educação e instrução são processos interdependentes e resulta na mudança de postura.

   Nem todos sabem que, para garantir a qualidade da educação pública é necessário que o espaço escolar ofereça uma boa infraestrutura: salas de aula equipada com multimídia,  laboratórios e bibliotecas atualizados, educadores qualificados,  recursos humanos para atender a demanda de tantas necessidades extraclasse dos educandos, no sentido de formação complementar para que a educação seja, de fato, integral e humanizada. 

   Nem todos sabem o quanto é desgastante para os educadores de hoje enfrentarem diariamente jornada de efetivo trabalho e, sobrecarregados de atividades, se desdobram dando aula em várias escolas de outras localidades, à noite, para garantir a sobrevivência sua e da família, sem direito ao lazer, tempo para ler, refazer suas energias para poder, no dia seguinte, exercer melhor sua missão de educador.

   Nem todos sabem o quanto é difícil aos educadores enfrentarem diariamente inúmeros desafios da realidade de sala de aula, sem garantia da insalubridade, condições dignas de trabalho, defrontando-se com afrontamentos de toda ordem, revelia, resistência, desaforos, falta de educação, banalização da pessoa do educador, descasos, violência, incompreensões e desmerecimento de sua missão, que é de fazer parturiar o conhecimento, como nova expressão e criação humana para um mundo mais dignificado. Emfim, os educadores são invisíveis pela sociedade. Deles, só se exige e nada mais. 

   A melhoria da educação, da atuação de qualquer bom profissional e da vida da sociedade brasileira passa por todo esse investimento humano material. Somente  educadores reconhecidos, valorizados e dedicados a uma carreira de longa duração, com estudo, qualificação e serviços à sociedade, podem assegurar a formação dos melhores futuros profissionais para o desenvolvimento do Brasil e da sociedade.

   Nós educadores da E.E.B. Rosa Torres de Miranda, repudiamos as agressões que atingem a qualidade de nosso trabalho. Unidos queremos continuar formando e capacitando  alunos com conhecimento e humanização para as demandas sociais, em condições dignas de trabalho. Recusamos partilhar ofensas com ofensas, pois nossa meta é fazer com que a escola pública brasileira seja tão grande quanto ela deve ser. 

Sonho com o dia em que o bem derrotado vencerá o mal triunfante! (M.L. King)


Direção, Equipe Pedagógica, Equipe Técnico-Administrativa, Porfessores e Funcionários
da Escola Rosa Torres de Miranda

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Gincana de Provas

Parabéns a todos os alunos que estudaram e venceram o desafio da gincana de provas. Em primeiro lugar Turma 73 vespertino e segundo lugar Turma 72 matutino. Como premiação os alunos tiveram um dia diferente na Escola, uma sessão de filme e depois um delicioso lanche.

ATO CÍVICO

No dia Cívico contamos com apresentações do nosso Boi de mamão, com os alunos do 3º ano da Profª Elisa, o Free Step alunos do Projeto Escola Aberta, tivemos a grata visita da Escola Ivo Silveira da Palhoça com sua Fanfarra e com a nossa Fanfarra que muito nos orgulha. (Gorete- Diretora Geral)

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DESFILE DA FANFARRA EM PALHOÇA

No dia 02 de setembro de 2012 nossa Fanfarra abrilhantou e representou muito bem esta Unidade Escolar no Desfile Cívico do Município de Palhoça, comandada e organizada pelo Sr. Edmilson de Souza Pereira que faz um trabalho voluntário para que a nossa Fanfarra continue. Contamos neste dia com 47 alunos entre músicos e corpo coreográfico, com as profª Emília Tereza da Silva, Helena Cristina Pereira, Catia Silene de Souza, Maria Gorete de Leon Lima e alguns convidados. (Gorete- Diretora Geral)

DIA TEMÁTICO AMIGOS DA ESCOLA (INCENTIVO A LEITURA)

A Escola Rosa Torres de Miranda, no dia 31 de agosto de 2012 recebeu com toda atenção e carinho o DIA TEMÁTICO AMIGOS DA ESCOLA DO GRUPO RBS, com diversas oficinas e atividades de INCENTIVO Á LEITURA. Foi um dia dedicado a atividades educativas diferenciadas como: contação de histórias ( ACONTHIF), teatro, TV, jornalismo, oficinas com a UNIVALE e Estácio de Sá, Boi de Mamão (Projeto Caiera 21), etc. Só foi possível ser realizado porque contou com a colaboração de parceiros, voluntários, todo corpo docente, discente e funcionários desta Unidade Escolar. Gostaríamos de agradecer a todos que tornaram possível este dia tão significativo. ( Gorete – Diretora Geral)

Confira a reportagem veiclada no Jornal do Almoço da RBS Tv no dia do evento. http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/alunos-e-professores-de-escola-da-grande-florianopolis-participam-de-dia-tematico/2116570/