Rua Melvin Jones, 389 - Jardim Atlântico - Florianópolis/SC. - CEP: 88.095-400 - Fone/Fax: (48) 3244-2975 - Horário das aulas: Matutino: 7:45h às 11:45h - Vespertino: 13:15h às 17:15h

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Rosa Torres de Miranda comemora o Dia Nacional do Livro Infantil






        José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu no dia18 de abril de 1882 em Taubaté – São Paulo, foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história da literatura infantil. Além disso, escreveu também muitos outros temas brasileiros: artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, “O Presidente Negro”. Por isso, o dia Nacional Livro Infantil foi escolhido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem a este escritor brasileiro, por ter sido o criador da literatura infantil no Brasil.


A Escola Rosa Torres de Miranda comemora o Dia Nacional do Livro Infantil com teatro infantil, contação de histórias e lançamento de sacolas de leitura.


A Escola Rosa Torres, através da “Hora do Conto” objetiva incentivar a formação de futuros leitores e despertar na criança a imaginação, a criatividade, a atenção e principalmente, o gosto pela leitura. Os educandos desta escola vivenciam o contato com a literatura de diversas formas, uma dela é através do teatro, dramatizações e contação de histórias em sala de aula. A sacola de leitura é um meio de estimular os educandos para locação de livros da biblioteca para ler, e também para a sua família participar da leitura, locando livros para ser lidos em casa com os filhos.









O livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades. Boa leitura para todos.
A Direção da escola (Maria Gorete) conseguiu 450 livros de literatura infantil, sendo que 200 livros foram doados pelo Sr. Rogério Kremer – representante da distribuidora de livros “Mundo do ensino”. Obrigada Rogério!! A Direção, Equipe Pedagógica. Professores e as crianças agradecem de coração. Bem com diz Monteiro Lobato:  Um país se faz com Pessoas e livros”!
(Delia T. Lagni – Or. Educacional)

O sentido da Páscoa ontem e hoje


  
A palavra "Páscoa" é de origem hebraica (Pessach) e significa passagem. No decorrer da história, a páscoa foi tomando outros significados. Um deles está relacionado a festa de grupos pastoris que viviam na terra de Canaã, no segundo milênio antes de Cristo. No final das chuvas, entre março e abril, eles abandonavam suas terras e viajavam para a região das planícies, mais férteis. Na festa da Páscoa pediam proteção durante a travessia. Outro significado era a LIBERTAÇÃO. O povo Hebreu celebrava   a libertação da escravidão de quatro séculos no Egito. No Novo Testamento, Após a morte de Jesus, os cristãos celebram a morte e ressurreição de Jesus com novo significado de que a nossa vida, a exemplo a de Cristo, também é passagem deste mundo para o Pai. Além disso, outros sentidos são atribuídos na vida presente: fazer a passagem de um estado de vida pouco virtuoso para se tornar uma pessoa melhor... Fazer mudança de atitudes, ser pessoas mais amáveis, solidárias e compreensivas para com os outros, a partir do exemplo que Jesus nos ensinou.






Para melhor vivenciar o espírito em preparação da Páscoa, a EEB Rosa Torres de Miranda - atendendo ao convite feito pela Direção do Colégio Adventista de Florianópolis (Estreito) - participou da programação especial da Semana Santa, com a apresentação da peça teatral: Eis o Cordeiro- traduzida pelos alunos do Ensino Médio do Colégio. A peça seguiu o enredo centrado no Cordeiro do Antigo e Novo Testamento. O cordeirinho vivo em cena foi o ponto central da peça e também da atenção dos educandos. A maioria não conhecia cordeiro ao vivo. Foi um aprendizado histórico e religioso, onde as crianças adolescentes e jovens apreciaram com muita atenção.
A Direção da Escola Rosa Torres agradece a Direção do Colégio Adventista pela delicadeza do convite, neste evento realizado, e acima de tudo, na contribuição da formação dos escolares. Que Jesus ressuscitado seja de fato a luz que ilumina e orienta nossos passos na educação de seres solidários e de bem para o mundo.
Delia T. Lagni (Or. Educacional