Os professores da Escola Estadual Rosa Torres de Miranda, lutam por construir uma educação de qualidade, oferecendo o melhor de si, para que os educandos que aqui estudam possam receber um bom ensino, que garanta seus direitos de cidadãos qualificados e aptos para proseguirem no Ensino Médio e, posteriormente, o Ensino Superior com capacidade e eficiência, poder exercer uma profissão com dignidade e contribuir na construção de uma sociedade imbuída de valores humanos, capazes de fazer brotar a paz onde existe a guerra; o conhecimento onde existe a ignorância; a dignidade onde existe a sobrevivência; a riqueza onde existe a pobreza; a nobreza onde existe a presunção.
Nem todos sabem o quanto é importante a parceria efetiva das famílias com a escola na formação integral dos educandos, incluindo sentimento, pensamento e ação no processo formativo. O estímulo a motivação aos estudos, o exemplo de vida da família são valores potenciais que auxiliam na formação do caráter, da personalidade em seus aspectos: cognitivo, afetivo e conativo, visto que, educação e instrução são processos interdependentes e resulta na mudança de postura.
Nem todos sabem que, para garantir a qualidade da educação pública é necessário que o espaço escolar ofereça uma boa infraestrutura: salas de aula equipada com multimídia, laboratórios e bibliotecas atualizados, educadores qualificados, recursos humanos para atender a demanda de tantas necessidades extraclasse dos educandos, no sentido de formação complementar para que a educação seja, de fato, integral e humanizada.
Nem todos sabem o quanto é desgastante para os educadores de hoje enfrentarem diariamente jornada de efetivo trabalho e, sobrecarregados de atividades, se desdobram dando aula em várias escolas de outras localidades, à noite, para garantir a sobrevivência sua e da família, sem direito ao lazer, tempo para ler, refazer suas energias para poder, no dia seguinte, exercer melhor sua missão de educador.
Nem todos sabem o quanto é difícil aos educadores enfrentarem diariamente inúmeros desafios da realidade de sala de aula, sem garantia da insalubridade, condições dignas de trabalho, defrontando-se com afrontamentos de toda ordem, revelia, resistência, desaforos, falta de educação, banalização da pessoa do educador, descasos, violência, incompreensões e desmerecimento de sua missão, que é de fazer parturiar o conhecimento, como nova expressão e criação humana para um mundo mais dignificado. Emfim, os educadores são invisíveis pela sociedade. Deles, só se exige e nada mais.
A melhoria da educação, da atuação de qualquer bom profissional e da vida da sociedade brasileira passa por todo esse investimento humano material. Somente educadores reconhecidos, valorizados e dedicados a uma carreira de longa duração, com estudo, qualificação e serviços à sociedade, podem assegurar a formação dos melhores futuros profissionais para o desenvolvimento do Brasil e da sociedade.
Nós educadores da E.E.B. Rosa Torres de Miranda, repudiamos as agressões que atingem a qualidade de nosso trabalho. Unidos queremos continuar formando e capacitando alunos com conhecimento e humanização para as demandas sociais, em condições dignas de trabalho. Recusamos partilhar ofensas com ofensas, pois nossa meta é fazer com que a escola pública brasileira seja tão grande quanto ela deve ser.
Sonho com o dia em que o bem derrotado vencerá o mal triunfante! (M.L. King)
Direção, Equipe Pedagógica, Equipe Técnico-Administrativa, Porfessores e Funcionários
da Escola Rosa Torres de Miranda
da Escola Rosa Torres de Miranda