Rua Melvin Jones, 389 - Jardim Atlântico - Florianópolis/SC. - CEP: 88.095-400 - Fone/Fax: (48) 3244-2975 - Horário das aulas: Matutino: 7:45h às 11:45h - Vespertino: 13:15h às 17:15h

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CARTA ABERTA À SOCIEDADE

  No dia 25 de setembro de 2012, E.E.B. Rsa Torres de Miranda paralisou as aulas no período matutino, para reunir os professores a fim de discutir ações de prevenção à violência na escola. Defendemos a tolerância, o diálogo na resolução de conflitos, os valores éticos e a cultura da paz.

  Os professores da Escola Estadual Rosa Torres de Miranda, lutam por construir uma educação de qualidade, oferecendo o melhor de si, para que os educandos que aqui estudam possam receber um bom ensino, que garanta seus direitos de cidadãos qualificados e aptos para proseguirem no Ensino Médio e, posteriormente, o Ensino Superior com capacidade e eficiência, poder exercer uma profissão com dignidade e contribuir na construção de uma sociedade imbuída de valores humanos, capazes de fazer brotar a paz onde existe a guerra; o conhecimento onde existe a ignorância; a dignidade onde existe a sobrevivência; a riqueza onde existe a pobreza; a nobreza onde existe a presunção. 

   Nem todos sabem o quanto é importante a parceria efetiva das famílias com a escola na formação integral dos educandos, incluindo sentimento, pensamento e ação no processo formativo. O estímulo a motivação aos estudos, o exemplo de vida da família são valores potenciais que auxiliam na formação do caráter, da personalidade em seus aspectos: cognitivo, afetivo e conativo, visto que, educação e instrução são processos interdependentes e resulta na mudança de postura.

   Nem todos sabem que, para garantir a qualidade da educação pública é necessário que o espaço escolar ofereça uma boa infraestrutura: salas de aula equipada com multimídia,  laboratórios e bibliotecas atualizados, educadores qualificados,  recursos humanos para atender a demanda de tantas necessidades extraclasse dos educandos, no sentido de formação complementar para que a educação seja, de fato, integral e humanizada. 

   Nem todos sabem o quanto é desgastante para os educadores de hoje enfrentarem diariamente jornada de efetivo trabalho e, sobrecarregados de atividades, se desdobram dando aula em várias escolas de outras localidades, à noite, para garantir a sobrevivência sua e da família, sem direito ao lazer, tempo para ler, refazer suas energias para poder, no dia seguinte, exercer melhor sua missão de educador.

   Nem todos sabem o quanto é difícil aos educadores enfrentarem diariamente inúmeros desafios da realidade de sala de aula, sem garantia da insalubridade, condições dignas de trabalho, defrontando-se com afrontamentos de toda ordem, revelia, resistência, desaforos, falta de educação, banalização da pessoa do educador, descasos, violência, incompreensões e desmerecimento de sua missão, que é de fazer parturiar o conhecimento, como nova expressão e criação humana para um mundo mais dignificado. Emfim, os educadores são invisíveis pela sociedade. Deles, só se exige e nada mais. 

   A melhoria da educação, da atuação de qualquer bom profissional e da vida da sociedade brasileira passa por todo esse investimento humano material. Somente  educadores reconhecidos, valorizados e dedicados a uma carreira de longa duração, com estudo, qualificação e serviços à sociedade, podem assegurar a formação dos melhores futuros profissionais para o desenvolvimento do Brasil e da sociedade.

   Nós educadores da E.E.B. Rosa Torres de Miranda, repudiamos as agressões que atingem a qualidade de nosso trabalho. Unidos queremos continuar formando e capacitando  alunos com conhecimento e humanização para as demandas sociais, em condições dignas de trabalho. Recusamos partilhar ofensas com ofensas, pois nossa meta é fazer com que a escola pública brasileira seja tão grande quanto ela deve ser. 

Sonho com o dia em que o bem derrotado vencerá o mal triunfante! (M.L. King)


Direção, Equipe Pedagógica, Equipe Técnico-Administrativa, Porfessores e Funcionários
da Escola Rosa Torres de Miranda

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Gincana de Provas

Parabéns a todos os alunos que estudaram e venceram o desafio da gincana de provas. Em primeiro lugar Turma 73 vespertino e segundo lugar Turma 72 matutino. Como premiação os alunos tiveram um dia diferente na Escola, uma sessão de filme e depois um delicioso lanche.

ATO CÍVICO

No dia Cívico contamos com apresentações do nosso Boi de mamão, com os alunos do 3º ano da Profª Elisa, o Free Step alunos do Projeto Escola Aberta, tivemos a grata visita da Escola Ivo Silveira da Palhoça com sua Fanfarra e com a nossa Fanfarra que muito nos orgulha. (Gorete- Diretora Geral)

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DESFILE DA FANFARRA EM PALHOÇA

No dia 02 de setembro de 2012 nossa Fanfarra abrilhantou e representou muito bem esta Unidade Escolar no Desfile Cívico do Município de Palhoça, comandada e organizada pelo Sr. Edmilson de Souza Pereira que faz um trabalho voluntário para que a nossa Fanfarra continue. Contamos neste dia com 47 alunos entre músicos e corpo coreográfico, com as profª Emília Tereza da Silva, Helena Cristina Pereira, Catia Silene de Souza, Maria Gorete de Leon Lima e alguns convidados. (Gorete- Diretora Geral)

DIA TEMÁTICO AMIGOS DA ESCOLA (INCENTIVO A LEITURA)

A Escola Rosa Torres de Miranda, no dia 31 de agosto de 2012 recebeu com toda atenção e carinho o DIA TEMÁTICO AMIGOS DA ESCOLA DO GRUPO RBS, com diversas oficinas e atividades de INCENTIVO Á LEITURA. Foi um dia dedicado a atividades educativas diferenciadas como: contação de histórias ( ACONTHIF), teatro, TV, jornalismo, oficinas com a UNIVALE e Estácio de Sá, Boi de Mamão (Projeto Caiera 21), etc. Só foi possível ser realizado porque contou com a colaboração de parceiros, voluntários, todo corpo docente, discente e funcionários desta Unidade Escolar. Gostaríamos de agradecer a todos que tornaram possível este dia tão significativo. ( Gorete – Diretora Geral)

Confira a reportagem veiclada no Jornal do Almoço da RBS Tv no dia do evento. http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/alunos-e-professores-de-escola-da-grande-florianopolis-participam-de-dia-tematico/2116570/

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

PROJETO PITOCO - O LÁPIS MÁGICO

        As Professoras: Rosana, Laureci e Marciane das turmas 11 e 12 do 1º Ano do Ensino Fundamental, da E.E.B. Rosa Torres de Miranda estão desenvolvendo o Projeto, através do personagem “Pitoco, o Lápis mágico”. Este personagem tornou-se o mascote da sala. O mesmo tem a finalidade de estimular e investigar o imaginário dos educandos. O projeto contribui também no desafio do desenvolvimento humano, do raciocínio lógico e da criatividade das crianças no seu cotidiano. Através do lúdico, é possível propiciar ao aluno a vivenciar momentos significativos para a vida presente e futura. É desta maneira gostosa e prazerosa que se deseja criar o gosto pela leitura e do mundo “encantado”, mediante o letramento, como desenvolvimento de habilidades, descobrindo a si mesmo e compreendendo melhor quem é, e o que poderá ser. O projeto objetiva também aprimorar a capacidade de interagir com o mundo real, mediante ao senso crítico e indagador.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

FESTA JULINA NA ESCOLA

       Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão na europa ou do inverno no Brasil, ou seja, com o aparente movimento do sol (rotação da terra – inverno e verão e vice-versa). No Brasil, a cultura da festa junina trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas, negros e populares. Por isso, junho é o mês dedicado a São João, Santo Antônio e São Pedro, por coincidir com as festas dedicadas a estes santos. Assim, as festas que acontecem em todo o mês de junho ou julho chamadas de "Festa Joanina", especialmente em homenagem a São João, chegando ao Brasil, o termo foi modificado para festa junina. Hoje, o povo brasileiro continua cultivando a festa junina como expressão cultural das diferentes regiões do povo brasileiro, que além de comemorar a vida dos santos, vivencia momentos de alegria através de danças, brincadeiras populares e trajes típicos. Para promover um momento de alegria, no dia 06 de julho, a Escola de Educação Básica Rosa Torres de Miranda, realizou a festa junina com alunos, prestigiando as músicas tradicionais, através de danças diversas. Foi um dia maravilhoso, com comidas típicas de festas juninas, partilhando a paz e a integração entre todos. Parabéns aos alunos e professores pela participação! No próximo ano teremos mais!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Família do Rosa

           A Escola de Educação Básica Rosa Torres de Miranda promoveu no dia 19 de maio de 2012, a III Festa da “Família Rosa Torres”, comemorando o 62º aniversário de fundação. A Escola fundada em 1950 leva o nome da Professora Rosa Torres de Miranda, como homenagem pelos trinta anos de trabalho, educando crianças com muito amor, nas escolas estaduais de Santa Catarina. Este ano, mais uma vez, Rosa Torres de Miranda foi lembrada, com a concentração de alunos e seus familiares participando do evento através de oficinas, amostra de trabalhos, ação social, brincadeiras, danças, lanche partilhado, entre outras atividades. Como o tema gerador do ano em curso é: “Comprometimento com a vida”, a maioria dos alunos estão empenhados ao estudo sobre esta temática que envolve a vida em família, a vida do planeta e escolar. Em tempo onde tudo é banalizado, se faz necessário resgatar o sentido da vida humana e planetária. Valorizar a vida é uma questão de educação e reeducação. Paremos um pouco e tentemos imaginar como seria maravilhoso viver em um mundo sem violência, sem preconceitos, sem grades, sem drogas, sem assaltos... Imaginemos um mundo cheio de paz, de amor e de felicidade... Hoje, o mundo precisa de gente capaz de torna-lo mais humano e isto depende de cada um(a) de nós. A grande família, quem a forma, somos todos nós. A nossa casa é o planeta, e nosso Pai é um só. Portanto somos todos irmãos e irmãs de uma mesma família humana. Família que agrega todos os credos, etnias e condições sociais. Que maravilha uma família assim, onde todos possam se solidarizar de forma incondicional, porque nela não há necessitados, nem pobreza e muito menos discriminação!!! Que maravilha uma família assim! Um paraíso possível!! 
(Delia T. Lagni – Or. Educ.)







COMPROMETIMENTO COM A VIDA


Comprometimento com a vida é o tema gerador deste ano de 2012 da EEB Rosa Torres de Miranda. Um aspecto ligado a esta temática é o cuidado com a própria vida. Por isso a Escola Rosa Torres inicia o trabalho com os pequenos, alunos de seis anos, a estudar, debater e pesquisar sobre a importância do cuidado com a vida. Assim os alunos acompanhados pelos seus educadores vão ao Supermercado para conhecer, observar, pesquisar tudo sobre alimentos saudáveis, com o objetivo de criar hábitos saudáveis de alimentos a ser consumidos diariamente. É uma alegria imensa poder ver a motivação das crianças participando da pesquisa. Participam com autonomia na escolha e compra dos produtos. Debatem os componentes de cada fruta e seus benefícios para a saúde. Partilham com perguntas sobre dúvidas durante a preparação dos laches, saladas de frutas, de forma lúdica. Na sala de aula realizam pesquisas, constuindo a pirâmide alimentar e fazendo exposição ao público, como forma de socialização à comunidade escolar, sobre a importância da boa nutrição. Parabéns aos alunos do 1º ano e a Professora Rosana. Quem sabe, no futuro teremos grandes mestres, ciantistas de saúde, conscientes, capazes de cuidar melhor da vida humana e planetária!!! Quem sabe, teremos um mundo melhor, alimento sem agrotóxico, ar sem poluição, água sem contaminação, porque o ser humano construiu conscientização!! (Delia T, Lagni)




sexta-feira, 11 de maio de 2012

EEB ESCOLA ROSE TORRES DE MIRANDA PARABENIZA TODAS AS MÃES DOS ALUNOS

       Mãe: Palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Ser mãe não é só dar a luz, mas também acompanhar os passos participando,em todos os momentos, da vida dos seus filhos e filhas.
A Você: Mãe amor, Mãe carinhosa,Mãe irmã, mãe sem ter gerado mas é a mãe de coração. Mãe solidão, Mãe de muitos, mãe de poucos. Mãe de todos nós, Mãe das mães. Mãe dos filhos Mãe-pai: duas vezes mãe. Mãe lutadora e companheira, Mãe educadora, mãe mestra, Mãe analfabeta, sábia mãe. Mãe dos simples e dos pobres, Mãe dos que nada têm e dos que tudo têm, Mãe do silêncio, mãe comunicação, A todas as Mães de todos os credos, de todas as raças, recebam o nosso abraço! Que seu dia não seja só este, mas todos os dias sejam lembrados e homenageados!!

                                                       PARABÉNS a todas as mães!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Rosa Torres de Miranda comemora o Dia Nacional do Livro Infantil






        José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu no dia18 de abril de 1882 em Taubaté – São Paulo, foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história da literatura infantil. Além disso, escreveu também muitos outros temas brasileiros: artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, “O Presidente Negro”. Por isso, o dia Nacional Livro Infantil foi escolhido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem a este escritor brasileiro, por ter sido o criador da literatura infantil no Brasil.


A Escola Rosa Torres de Miranda comemora o Dia Nacional do Livro Infantil com teatro infantil, contação de histórias e lançamento de sacolas de leitura.


A Escola Rosa Torres, através da “Hora do Conto” objetiva incentivar a formação de futuros leitores e despertar na criança a imaginação, a criatividade, a atenção e principalmente, o gosto pela leitura. Os educandos desta escola vivenciam o contato com a literatura de diversas formas, uma dela é através do teatro, dramatizações e contação de histórias em sala de aula. A sacola de leitura é um meio de estimular os educandos para locação de livros da biblioteca para ler, e também para a sua família participar da leitura, locando livros para ser lidos em casa com os filhos.









O livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades. Boa leitura para todos.
A Direção da escola (Maria Gorete) conseguiu 450 livros de literatura infantil, sendo que 200 livros foram doados pelo Sr. Rogério Kremer – representante da distribuidora de livros “Mundo do ensino”. Obrigada Rogério!! A Direção, Equipe Pedagógica. Professores e as crianças agradecem de coração. Bem com diz Monteiro Lobato:  Um país se faz com Pessoas e livros”!
(Delia T. Lagni – Or. Educacional)