Rua Melvin Jones, 389 - Jardim Atlântico - Florianópolis/SC. - CEP: 88.095-400 - Fone/Fax: (48) 3244-2975 - Horário das aulas: Matutino: 7:45h às 11:45h - Vespertino: 13:15h às 17:15h

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Fiquem atentos à estas datas!

Olá!

Uma das finalidades deste blog é a divulgação de informações importantes em relação à organização da escola. E veio bem a calhar, pois está se aproximando o fim do 1º bimestre, e com isso, pais, alunos e professores precisam atentar para as datas de Conselho de Classe e Entrega de Boletins.

Bem, vamos esclarecer: o Conselho de Classe das séries iniciais é amanhã, dia 29 de abril, portanto, não haverá aula para as turmas de 1ª a 4ªs séries, mas para os alunos de 5ª a 8ª séries terá aula normal.
Na sexta-feira - dia 30 de abril, a lógica se inverte: terá aula normal para os alunos de 1ª a 4ª séries, e não terá aula para 5ª a 8ª, já que é dia do conselho das séries finais.

Aproveito para lembrar que, segundo o Projeto Político Pedagógico da escola, o Conselho de Classe é participativo, ou seja, é aberto para pais e alunos. Sempre foi muito positivo quando houve esta participação. É importante que a avaliação do processo de ensino-aprendizagem seja vista também do ponto de vista dos alunos e seus familiares, e não somente pela equipe de professores.

Também já adianto, conforme o bilhete entregue para todos os alunos, que a data da entrega dos boletins é 07/05/2010 - somente no período vespertino. Neste dia haverá aula normal de manhã, e à tarde todos os alunos serão dispensados para que todos os professores possam atender aos pais. Neste dia haverá também a eleição do Conselho Deliberativo, mas sobre isso, falo outra hora...

Por hora é isso, um forte abraço!

Denise R. F. Scheid
Ass. Téc. Pedagógico
EEB Rosa Torres de Miranda

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aguardem...

Segundo prof André,essa semana (ele não sabe o dia) ,haverá conselho de classe
Novas informações aqui mesmo

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Primeira reunião da equipe TIC's

No dia 20 de abril aconteceu a primeira reunião da equipe TIC's na escola (depois teremos que rebatizar esta equipe!!!) na sala informatizada da escola. Participaram da reunião: Denise (Assistente-técnico pedagógico da EEB Rosa Torres de Miranda), Juliana (Assistente-técnico pedagógico da EEB Ivo Silveira, no município da Palhoça), Diogo (professor da sala informatizada), Hudson (ex-professor e pai de aluna), além da aluna da 8ª série Beatriz, e dos alunos Wellington da 7ª série, Vynicius e Leonardo, da 5ª série.

Foi socializada por mim (Denise) e pela Juliana (colega de pós-graduação da Escola de Gestores da UFSC), a intenção de realizar um Projeto de Intervenção na escola. O objetivo do projeto é pesquisar, discutir e aplicar as novas tecnologias de comunicação e informação, as chamadas TIC's, como ferramentas facilitadoras da comunicação entre alunos, pais, professores, funcionários, direção, entidades representativas (APP e Conselho Deliberativo), e comunidade em geral. Acrediamos que a comunicação pode favorecer a participação de todos em relação ao que acontece na escola, e é um aspecto muito importante para o fortalecimento da gestão democrática.

A idéia inicial da intervenção é a publicação de um site, com finalidade institucional, ou seja, divulgar informações importantes sobre a organização e sobre as diretrizes da escola. Hudson apresentou alguns procedimentos técnicos necessários para a elaboração e a publicação de um site. Diogo apresentou as vantagens do blog, como a facilidade em relação à atualização e manutenção. Aproveitamos também para pesquisar sites e blogs de outras escolas para investigarmos as possibilidades.

Por ser uma ferramenta mais acessível, decidimos inicialmente trabalharmos no blog, que terá diversas finalidades: a primeira é discutir sobre as possibilidades das TIC's na escola, tanto como instrumento que contribui para o processo de ensino-aprendizagem, quanto na melhoria da comunicação na escola. Outro objetivo é o mesmo que pretendíamos para o site: divulgar o que acontece de bom na escola para melhorar a sua imagem perante toda a comunidade, e aumentar a auto-estima dos alunos, professores e funcionários; além de informar sobre a organização e a diretrizes da instituição. Mais uma finalidade é que o blog funcione como espaço interativo para os alunos e alunas do Rosa Torres, por isso, decidimos que todos na equipe seriam colaboradores.
Vamos acompanhar este processo, tenho certeza que será muito interessante e proveitoso para todos!
Denise R. F. Scheid

As TIC's na escola

As novas tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Segundo os resultados da 5ª Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil , o acesso à internet nos lares brasileiros bateu recorde em 2009, com 27% conectados à rede mundial de computadores, contra os 20 % registrados em 2008. (Conheça mais detalhes da pesquisa em www.cetic.br)
Além do acesso residencial, muitos utilizam a internet em função da expasão das Lan Houses, ou ainda, através dos programas de inclusão digital financiados pelo poder público. É o caso do Proinfo, que atende as escolas públicas brasileiras, incluindo a EEB Rosa Torres de Miranda (saiba mais sobre o Proinfo e outros programas de inclusão digital no site
www.inclusaodigital.gov.br).
Somando todas as formas de acesso, o total de usuários da internet no Brasil chega a 56 milhões segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).De acordo com o levantamento, adolescentes entre 15 e 17 anos representam 62,9% do total de usuários brasileiros.
A escola, enquanto local de formação cidadã, não pode ficar fora desta realidade. As tecnologias de informação e comumicação, as chamadas TIC's, estabelecem novas formas de relacionamento entre as pessoas, e também novas possibilidades de interação com o conhecimento. Este blog significa o início de um movimento de utilização das TIC's no cotidiano escolar. A idéia é utilizá-lo como ferramenta de comunicação e integração entre os diversos segmentos da escola: professores, alunos, pais e comunidade em geral.
Participe! Registre sua opinião! Dê sugestões de assuntos que podem ser discutidos neste espaço!
Denise R. F. Scheid

terça-feira, 20 de abril de 2010

Idéias lançadas

Ideias para criação do site da escola não faltam,só falta mesmo botar em pratica,por enquanto o blog está ai para vocês olharem e comentarem nossos primeiros post's .


Wellington Gusmão
19:35