No Brasil, o dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo. Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Data essa dedicada à reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano para a sociedade brasileira. No Brasil, o dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. Como se sabe, o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro foi em 1594 e a abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. A cor da pele não significa absolutamente nada para se aquilatar a real capacidade das pessoas.
Neste dia da Consciência Negra fica o apelo de procurar garantir a todos, a igualdade de oportunidades e possibilidades de desenvolvimento, sem discriminação. A E.E.B. Rosa Torres de Miranda partilha desta data com estudos, apresentações com o objetivo de acolher e valorizar as diferenças culturais.
Este blog foi criado para divulgar eventos, recados e notícias diversas da EEB Rosa Torres de Miranda. Esperamos que funcione como uma ferramenta de interação entre professores, funcionários, alunos, familiares e comunidade em geral.
Rua Melvin Jones, 389 - Jardim Atlântico - Florianópolis/SC. - CEP: 88.095-400 - Fone/Fax: (48) 3244-2975 - Horário das aulas: Matutino: 7:45h às 11:45h - Vespertino: 13:15h às 17:15h